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Estado civil no currículo: precisa colocar?
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Os dados pessoais são tantos hoje em dia que pode ser difícil decidir o que incluir em certos documentos. Ao fazer um currículo, o seu objetivo é apresentar suas informações mais relevantes para uma vaga de emprego. Será que o estado civil faz parte disso?
Em um mercado de trabalho competitivo e focado em qualificação, cada aspecto do currículo deve ser estratégico e não desperdiçar espaço.
Descubra se é realmente necessário colocar o estado civil no currículo e o que é considerado estado civil.
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O que é o estado civil no currículo?
O estado civil é a condição formal de relacionamento perante a lei. Ele serve para indicar alguns direitos e deveres do cidadão em questões legais e é comum encontrá-lo ao preencher documentos ou responder questionários formais.
Tipos de estado civil
O código civil brasileiro reconhece cinco estados civis:
- Solteiro: Pessoa que nunca se casou e não tem vínculo legal com um parceiro.
- Casado: Pessoa que formalizou a união por casamento civil (em cartório).
- Divorciado: Pessoa que se casou, mas passou por um processo legal de divórcio.
- Viúvo: Pessoa cujo cônjuge faleceu e que não assumiu outro matrimônio.
- Separado: Pessoa que ainda possui vínculo de casamento, mas não convive com o cônjuge.
Apesar de ter implicações legais similares ao casamento em alguns contextos, a união estável não é um estado civil oficialmente reconhecido e sim um estado de fato. Da mesma forma, “namorando” não é um estado civil, pois não possui reconhecimento legal.
O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

Devo colocar o estado civil no currículo?
Colocar o estado civil no currículo não é necessário e pode inclusive ser desaconselhável. Empresas e recrutadores priorizam as qualificações profissionais ao avaliar um candidato, e o estado civil não influencia sua capacidade de desempenhar a função.
Além disso, as leis trabalhistas impedem a discriminação com base no estado civil, o que faz com que esse tipo de informação não possa ser usado como critério para contratação, promoção ou demissão de funcionários.
Se o estado civil não é um critério importante, o que realmente faz diferença para os recrutadores? Confira: O que colocar no currículo para se destacar
Caso você acredite que informar o seu estado civil no currículo pode ser um diferencial competitivo ou o encontrou como opção obrigatória em um formulário para vaga, veja se você se encaixa em uma das situações a seguir.
Quando colocar o estado civil no currículo
Como mencionamos antes, tudo que é colocado no currículo deve ser estratégico para a vaga desejada. Assim, é possível que o estado civil possa ser um fator que alinhe o perfil profissional com as expectativas do empregador.
- Vagas internacionais: Em processos seletivos para oportunidades no exterior, informar o estado civil durante a candidatura pode ser necessário para esclarecer questões como visto e legalização de residência.
- Necessidade de mudança: Quando a vaga exige realocação para outra cidade ou estado, esse dado pode ser um fator relevante para o empregador avaliar a flexibilidade e a logística da mudança.
- Cargos em instituições religiosas ou culturais: Algumas instituições com valores específicos podem levar em conta o estado civil do candidato para garantir alinhamento com sua missão e princípios organizacionais.
Fique atento: mesmo nestes casos, a inclusão do estado civil no CV deve ser feita com discrição, sem sacrificar o espaço de informações mais importantes. O local apropriado para mencioná-lo é junto aos dados pessoais no currículo.
Além do estado civil, há outros elementos que podem ser desnecessários ou até prejudiciais em um currículo. Descubra mais em: O que não colocar no currículo
Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

Este artigo te ajudou a evitar colocar algo desnecessário no CV? Ou você decidiu usar o estado civil no currículo como uma estratégia para se diferenciar? De qualquer forma, espero que este artigo tenha sido útil! Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário no fim da página.
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Escrito por

Carmen é especialista em carreira e redatora de currículos profissionais. É linguista e possui experiência em escrita, tradução e revisão. Seu objetivo é facilitar a jornada de pessoas que buscam novas oportunidades em suas carreiras.
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